Toyota registrou o novo Yaris no Brasil.

 


Após Argentina, a Toyota decidiu patentear o novo Yaris Ativ no Brasil, aumentando ainda mais as especulações de que ele seja o futuro veículo híbrido nacional, mas o que chama atenção é o fato de que o produto foi registrado sob domínio da marca Daihatsu e não Toyota. Cada vez mais próximo do Brasil, o três volumes da Toyota ganhou nova geração recentemente e passa a utilizar a arquitetura DNGA (variante acessível da base TNGA—utilizada atualmente por Corolla, Corolla Cross no Brasil), com isso, será possível compatibilizá-lo com propulsão híbrida, bem aos moldes da dupla Corolla.




 Desenvolvido sobre a nova arquitetura, o modelo foi beneficiado de ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de otimização de espaços e dimensões, pois ficou ainda maior, entregando 4,42m de comprimento, 1,74m de largura, 1,48m de altura e 2,62m de entre-eixos, diferente do atual, que entrega 4,14 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49m de altura e 2,55m de entre-eixos. O porta-malas manteve praticamente a litragem da geração atual, sendo 475 litros de capacidade (2 litros amais que o anterior).


Toyota Yaris Ativ [divulgação]

No quesito design, o sedan se destaca pelo visual fortemente inspirado na atual geração dos primos Corolla e Camry, trazendo dianteira com faróis menores e integrados ao desenho da grade e ampla abertura inferior do para-choque. Na lateral, há vincos bem demarcados na altura das maçanetas, que percorre toda a extensão do veículo (dando sensação de maior largura e assentando o sedan ao chão). A traseira seguirá com o estilo de lanternas horizontais e que invadem a tampa do porta-malas, porém com design mais reto e menos arredondado como no atual, as peças serão interligadas por uma barra que percorre a parte superior do nicho da placa de identificação.


Toyota Yaris Ativ - Interior [divulgação]

No interior, destaque para o novo layout horizontalizado, com novo padrão de acabamento, painel com acabamento em soft-touch, volante multifuncional com novo desenho de três raios, painel de instrumentos com tela digital em TFT de sete polegadas (para as versões mais caras), central multimídia com tela flutuante de nove polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, acionamento do motor por botão, ar-condicionado digital,


Toyota Yaris Ativ [divulgação]

Sob o capô, dependendo do mercado, ele pode adotar o propulsor 1.2 ou o 1.3 aspirado e sempre abastecido por gasolina, podendo ser associado ao câmbio manual de cinco velocidades ou automático do tipo CVT de sete velocidades simuladas. Por aqui, o sedan poderá manter o já conhecido propulsor 1.5 flex de até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT que simula 7 velocidades. Mas levando em consideração que o modelo chegou por aqui em 2018, caso a Toyota siga o ciclo atual de vida, ainda teremos mais dois anos da atual geração no mercado, imaginando que o novo Yaris deva surgir no final de 2024 já como modelo 2025. 

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