A nova geração da Chevrolet Montana fará até 13,6 km/litro.
Segundo
atualização de dados da tabela de etiquetagem veicular 2023 (PBEV), revelaram o
consumo das quatro versões da picape, mas o grande destaque fica para as variantes
de acesso que terão câmbio manual e entregam consumo de até 13,6 km/litro. Vale
lembrar que a própria montadora havia revelado que a picape será sempre
equipada do propulsor 1.2 Turbo flex de até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de
torque, e oferecida em quatro versões de acabamento, sendo LS, LT (sempre equipadas
com câmbio manual de seis velocidades), enquanto LTZ e Premier serão adotados o
câmbio automático de seis velocidades (e já tiveram seus dados de consumo
revelados, em decorrência da pré-venda). Portanto, a Montana LE e LT, entregam
consumo de até 8,3 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada, quando
abastecida com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números chegam a 12
km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada, cravando 1,70 MJ/Km e
conseguindo classificação “A” no segmento de picapes compactas e B no geral.
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Interior da Chevrolet Montana [divulgação] |
Vale ressaltar que as versões LTZ e Premier entregam 7,7 km/litro na cidade e 9,3 km/l na estrada quando abastecido com etanol, subindo para 11,1 km/l e 13,3 km/l ao utiliza gasolina, respectivamente. O que é suficiente para que as versões LTZ e Premier registrem 1,81 MJ/km e ganhem classificação B no segmento e C no geral, com isso perde o sele CONPET que as versões manuais ganharam.
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Chevrolet Montana [divulgação] |
Curiosamente o Inmetro posicionou a Chevrolet Montana entre as picapes compactas no Brasil, que estará ao lado de Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Renault Oroch, enquanto a Fiat Toro fica na posição junto das médias. Com isso, a Montana se classifica como uma das picapes mais econômicas de seu segmento, dentro da etiquetagem veicular. Para efeito de comparação, a Renault Oroch conta com 1,93 MJ/Km e 2,01 MJ/km nas variantes com motor 1.6 e 1.3 turbo respectivamente, e com isso recebe classificação E. A picape da GM só não ganha da Fiat Strada, que também é campeã na categoria, recebendo classificação “A” em todas as versões, com rendimento energético de 1,61 MJ/km (na versão 1.3 com câmbio CVT) e 1,72 MJ/km nas versões 1.4 MT5.
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Fiat Strada Ranch CVT [divulgação] |
Para efeito de comparação, a Fiat Toro registra 2,13 MJ/km na versão Volcano equipado do motor 1.3 turbo, e sobe para 2,15 MJ/km na versão Freedom com o mesmo propulsor. Já as variantes equipadas do 2.0 turbodiesel, rende ainda menos, entregando 2,33 MJ/km na versão Ranch e Volcano e piora ainda mais na variante Ultra que desenvolve 2,44 MJ/km.
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