Chevrolet apostará em uma nova geração da picape El Camino?

Sketch - GM Design [divulgação]


A GM está de olho em novos segmentos e com possibilidade de atuar no segmento de picapes compactas no mercado norte americano, inclusive estaria testando uma unidade da concorrente Ford Maverick para analisarem os pontos positivos e negativos, pois eles querem ter um diferencial e não ficar no mais do mesmo. Há alguns dias, surgiram boatos de que o novo produto da marca seria de fato a picape de segmento compacto (cuja caçamba teria comprimento entre 1,22m e 1,37m), e com apenas duas portas e 100% elétrica para os EUA, portanto (descartando de vez a nossa Montana).

Bom, conscientemente (ou não), o perfil do Instagram GM Design, divulgou uma proposta em forma de sketch, feito pelo designer Logan Phillips, em que observamos um modelo que segue a ideia muito próxima ao que tínhamos na linha El Camino e o Chevrolet Bonanza (brasileiro). Contudo, a GM focará inicialmente em um produto de duas portas, direcionado ao público jovem e aventureiro, já que tem apelo off-road, e possivelmente trabalho.

Por se tratar de um veículo elétrico, é esperado o porta-malas na dianteira cujo esboço ostenta uma plataforma reta no bagageiro, como se fosse uma plataforma emborrachada; servindo como um “deck” por exemplo.

Plataforma Ultium GM  [divulgação] 


Vale lembrar que a GM ainda não apresentou nenhum modelo compacto sobre sua ova plataforma Ultium, e muito menos detalhes sobre essa arquitetura para veículos pequenos, podendo ser esse o primeiro produto para falar sobre a possível capacidade tecnológica.



Chevrolet El Camino 1959 [divulgação

O Chevrolet El Camino...

O grande detalhe de quando falaram sobre as duas portas, nos remeteu a uma velha conhecida, a El Camino. Lançada em 1959, para rivalizar diretamente com Ford Ranchero, a picape urbana da GM era derivada diretamente do Impala e com desenho assinado por Harley Earl, ostentando estilo e boas opções de motorização, mas cujo foco era no lazer e não trabalho, como sua principal concorrente. Sob o capô, sempre ostentava os motores 3.9 L de seis cilindros, os V8 4.6 L e 5.7 L, tornando o modelo um sucesso de vendas. Em 1960, ela passou por sua primeira reestilização que foi assinado por Bill Mitchell, porém não caiu no gosto do público fazendo as vendas caírem 30%, e a GM encerra a produção do modelo.


Chevrolet El Camino - 1964 [divulgação]


A segunda geração.

Apresentada em 1964, a El Camino ganhava nova geração e novo posicionamento, agora não era mais derivado de um sedan de luxo, e o foco era trabalho. Derivado do Chevelle, ela era oferecida em versões básicas ou Custom. Sob o capô, substituiu os antigos blocos por quatro motores, sendo dois seis cilindros 3.2L e 3.8L, e dois V8 sendo 4.6L, 5.4L e 6.5 L, sendo os dois primeiros V8 da linha Small Block e o último um Big Block e em 1967 ganhou opção de câmbio automático. 

Chevrolet El Camino 1968 [divulgação

Terceira geração.

Marcada por seu estilo diferente, maior e com versão SS, a El Camino de terceira geração chega em 1968 mantendo os motores, porém a versão SS 396 era equipada do V8 6.7L e em 1970 recebe a variante SS munida do V8 7.4L. Em 1971, a gasolina passa a ter restrição nos EUA e perde os alguns componentes, trazendo impactos negativos para a potência dos motores e nesse ano chega a irmã GMC Sprint que futuramente viraria GMC Caballero. 

GMC Sprint/Caballero - 1972 [imagens da internet


Chevrolet  El Camino - 1973 [divulgação]


Quarta geração

Em 1973 surge a penúltima geração do modelo, que ficou ainda maior, porém reduziu seu peso e potência, graças a proibição do chumbo na gasolina, mas seguiu derivada do Chevelle (com enormes para-choques que desarmonizavam suas linhas) e equipada dos seguintes motores V8 5.0L, V8 5.7L, V8 6.6L e V8 7.4L

Chevrolet El Camino - 1978 [divulgação

Quinta e ultima geração.

A ultima geração foi apresentada em 1978 e trocava o Chevelle pelo Malibu, ficando sozinha no mercado em 1979, após o fim da Ford Ranchero e nos anos 80 viu seu público migrar aos poucos para a recém lançada picape S10, que era maior, estilosa e moderna. Contudo, a produção migrou para o México em 1985 e se encerrou dois anos após, deixando órfã uma série de fãs e que até hoje sonham com uma nova El Camino. Será que esse sonho se tornará realidade? 


Encarte do Ford Ranchero - 1975 [divulgação]  

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