O grupo não brinca em serviço, e estão de olho no segmento,
onde vem crescendo nos últimos anos e prevê aumento significativo no futuro.
Para isso, o conglomerado trará novidades ainda este ano, visando elevar sua
participação no mercado, atuando em praticamente todas as faixas de valores no
Brasil, presente desde a compacta Strada partindo dos R$ 99.990 até a brutal
RAM 3500 de R$ 529.990.
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Fiat Strada Ranch [divulgação] |
Na base do segmento Fiat Strada.
Atuando com a compacta que varia de R$ 99.990 a atuais
R$127.990, a Fiat conseguiu emplacar de vez o modelo, chegando a status de
veículo mais vendido no país em alguns meses, mesmo considerando o mercado em
geral. Por isso o modelo tem destaque dentro do grupo e com a chegada da VW
Saveiro reestilizada (que não deverá mexer nas vendas da marca ítalo-brasileira),
e a nova geração da Chevrolet Montana (essa sim deverá atingir parte das vendas
da picape, principalmente as versões mais caras da linha).
Como resposta, a Fiat já está preparando leves retoques no
design do modelo, e adoção de um novo propulsor, sendo o já conhecido 1.0 GSE
Turbo que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre
associado ao câmbio CVT de 7 velocidades simuladas. Com a chegada do novo
propulsor, a picape deverá ampliar sua faixa de atuação, diminuindo ainda mais a
diferença de R$ 19.000 entre a Strada Ranch e Toro Endurance, dificultando a vida
da novata Chevrolet Montana que mira essa lacuna.
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Fiat Toro Volcano [divulgação] |
Fiat Toro: Mudança na linha 2024.
No caso da Toro, modelo desenvolvido para um faixa até
então inexplorada e que conseguiu dar êxito a marca, ela perderá versões e
motor turbodiesel (atualmente custa entre R$ 146.990 e R$ 222.490). Para isso,
ela deverá apostar no mesmo conjunto que é ofertado ao Jeep Renegade, que é
munido do propulsor 1.3 turbo GSE de até 185 cv de potência e 27,4 kgfm de
torque (a mesma calibração da Toro), porém conta com o sistema AWD. A intenção
é clara, abrir espaço para a futura picape Landtrek, e também ceder o conjunto
turbodiesel para a prima derivada RAM 1200/Dakota.
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Projeção da versão Fiat e Peugeot Landtrek |
Fiat com picape sobre chassi?
Pois é, o produto inédito dentro da Fiat Brasil, será
lançado ainda este ano e mirando na base do segmento de picapes médias (já que
tem porte um pouco menor que as futuras concorrentes Chevrolet S10, Ford Ranger
e Toyota Hilux que ganharão nova geração em breve). Pois é por conta dela que a
Toro deverá perder motorização turbodiesel, abrindo espaço de atuação para a
Landtrek que terá insígnia Fiat, este modelo a princípio deverá ser equipado do
motor 2.0 Turbodiesel da Peugeot, que entrega 180 cv de potência e 40,8 kgfm de
torque, associado ao câmbio automático e tração 4x4. Servindo de opção para
trabalho e lazer (bem aos moldes da Strada), a Landtrek deverá assumir a faixa
de preço entre R$ 220.000 e R$ 280.000, ficando abaixo dos R$ 300 mil onde entrará
a insígnia RAM.
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Imagem da Internet [link] |
RAM de entrada... Dakota é você?
Devendo figurar a faixa de valores de R$ 300 mil, a RAM
entrará em ação com o projeto 291. Picape derivada diretamente da Fiat Toro,
porém contando com ajustes de arquitetura, maiores dimensões e sofisticação, esse
produto servirá de acesso a marca, que mira diretamente as versões topo de gama
das picapes sobre chassi. Portanto, espera por algo de muito requinte, bom
espaço interno e pegada urbana para batalhar por seu lugar frente Toyota Hilux
Conquest/GR-Sport e Chevrolet S10 High Country. Sob o capô estará o motor 2.0
Turbodiesel de 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque; conforme dito
anteriormente, é cotado o 2.2 turbodiesel no futuro, que entregará potência
acima dos 200 cv.
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RAM Classic [divulgação] |
RAM 1500 Classic: Muscle pick-up?
Seguindo a “subida”
de modelos ofertados pela Stellantis, está a RAM 1500 Classic, modelo esportivo
e que atuará acima do Projeto 291. A Classic chega é importada do México e atua
na faixa entre R$ 349.990 e 359.990, como diferencial entrega sempre o V8
aspirado de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Como diferencial, a
picape entrega esportividade, design clássico (conforme o nome), e mesmo que
atue em valores semelhantes a versões topo de gama da futura Dakota, elas não
estarão ameaçadas, visto que a Dakota terá propulsor Diesel e a Classic um
V8tão sempre abastecido à gasolina.
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RAM 1500 Limited [divulgação] |
RAM 1500 – Queridinha, mas ameaçada pelas
rivais norte americanas...
Logo em seguida
entra a atual geração da 1500, que chega importada dos EUA na versão Rebel e
cobra R$ 356.990 por isso. O motor é o mesmo da Classic, um V8 de 400 cv de
potência, porém ganha em requinte, esportividade e status de novidades. Mas esse
ano será apresentado a versão Limited importada do México, porém com o mesmo propulsor
(servindo de resposta às recém confirmadas Ford F-150 e Chevrolet Silverado,
ambas com motorização à gasolina). Mas o intuito é ocupar a faixa inexplorada até
a irmã maior 2500.
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RAM 2500 [divulgação] |
RAM 2500: canibalizada pela irmã maior, porém
segue viva.
Custando R$ 456.990 e importada do México, com uma imensa
fila de espera, e segue grande pois o mercado brasileiro não figura como
prioridade na américa central, que consequentemente abastece os EUA (esse sim é
prioridade). Com estilo diferenciado, porte
imponente, excesso de cromado e equipada com um motor seis cilindros, 6.7
Turbodiesel da família Cummins, entrega 365 cv de potência e generosos 110,7
kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de seis velocidades e
tração 4x4, para domar essa fera, tu precisarás de CNH C viu?
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Jeep Gladiator [divulgação] |
Jeep Gladiator: Como diferencial apelo
off-Road.
Na faixa de R$ 499.990 está a Jeep Gladiator, modelo que
não é voltado para uso urbano e muito menos no trabalho (afinal sua capacidade
de carga é de apenas 674 kg, ou seja, menos que a capacidade da Strada), mas
sim um estilo de vida. A picape utiliza um propulsor 3.6 V6 aspirado da família
Pentastar, entregando 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque, sempre
associado ao câmbio automático de oito velocidades e tração nos modos 4x2, 4x4
automático, 4x4 50/50 e 4x4 reduzido co caixa de redução de 4:1. Portanto,
muito apelo off-road, com capacidade de ângulo de ataque de 43º, saída de 26º e
rampa de 20º, altura mínima do solo em 27 cm e dando destaque para os
diferenciais Dana 44 na dianteira e caixa de redução com bloqueio mecânico na
traseira.
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RAM 3500 [divulgação]
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RAM 3500: O topo da cadeia alimentar do grupo.
O máximo de requinte, porte e sofisticação dentro da
Stellantis, a RAM 3500 é praticamente uma 2500, porém entrega maior capacidade
de potência, carga e reboque. Compartilhando com a irmã menor praticamente
tudo, a 3500 ganha em potência, mesmo que o motor seja o mesmo 6.7 Cummins
Turbodiesel, no entanto foi reprogramado e entrega 377cv de potência e 117,3
kgfm de torque, ante os 365 cv de potência e 110,7 kgfm de torque da 2500. O
câmbio é automático de seis velocidades e tração 4x4. Por mais que tenha essa imponência
e brutalidade, o foco dela não é capacidade de carga, por isso oferta 1.752 kg,
mas sim a de reboque, sendo 9.021 kg. O modelo custa entre R$ 484.990 e R$
529.990, e assim como a irmã menos, para domar essa fera, é só habilitado da CNH
C.
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