Volkswagen não desiste de picape e pode investir em modelo híbrido ou elétrico.

 

Segundo Pablo Di Si, agora CEO da Volkswagen América do Norte, a montadora alemã pode tomar decisão no segundo semestre se irá apostar ou não em uma picape inédita cujo foco será EUA.


Apesar de terem desenvolvido a nova geração da Amarok junto da Ford com a Ranger, a montadora alemã promete há muito tempo um modelo pensado e desenvolvido especificamente para os EUA. Vale lembrar que em 2018, durante o Salão de Nova York, foi apresentado a Tanoak, picape derivada diretamente do SUV, e no mesmo ano, no Brasil durante o Salão do Automóvel, tivemos a apresentação da Tarok, uma picape compacta/média e monobloco para concorrer diretamente com a Fiat Toro. Bom, independente do conceito, nenhuma ganhou sinal verde para o desenvolvimento, inclusive a picape brasileira foi cogitada para ganhar versão final a partir de 2025 com produção na planta da Argentina, ao lado do Taos, porém nada vingou.


Conceito VW Tarok [divulgação]

 Durante o Salão de Chicago, o executivo Pablo Di Si, foi questionado pelo site Autoblog e informou detalhes sobre uma picape em potencial, e antecipou que "não seria uma combustão" e completou "Deixe-me definir, eletrificado. Pode ser elétrico. Pode ser um plug-in. Não pode ser um motor de combustão. Isso é certo." Conforme dito anteriormente, a empresa tomará a decisão no segundo semestre e caso consigam aprovação para desenvolvimento, a picape não estará dentro da submarca Scout, cujo o foco será apenas em picapes e SUVs elétricos dedicados e, com forte apelo off-road do qual serão lançados a partir de 2026. Portanto, vale ressaltar que o projeto ainda está em estágio “embrionário” de desenvolvimento, afinal ainda não escolheram a plataforma e muito menos o tamanho que a inédita picape terá, a única certeza é que será destinada à insígnia VW.


Conceito VW Tanoak [divulgação]

Logo subentendemos que a picape ainda está muito distante de seu lançamento e, caso tenha aprovação para produção, Pablo Di Si informou que a ela utilizará uma das plataformas já existente dentro da Volks, assim acendendo uma luz de atenção, afinal a marca alemã não conta atualmente com uma arquitetura de chassi, pois a nova Amarok compartilha projeto com a Ranger, levando a entender que possivelmente o modelo assuma carroceria monobloco, como nos conceitos citados no início da matéria, ou que utilize a plataforma da Amarok de primeira geração.


Conceito VW Tanoak [divulgação]


Fonte: Autoblog

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