Volkswagen não desiste de picape e pode investir em modelo híbrido ou elétrico.
Segundo Pablo Di Si, agora CEO da Volkswagen América do Norte,
a montadora alemã pode tomar decisão no segundo semestre se irá apostar ou não em
uma picape inédita cujo foco será EUA.
Apesar de terem desenvolvido a nova geração da Amarok junto
da Ford com a Ranger, a montadora alemã promete há muito tempo um modelo
pensado e desenvolvido especificamente para os EUA. Vale lembrar que em 2018,
durante o Salão de Nova York, foi apresentado a Tanoak, picape derivada diretamente
do SUV, e no mesmo ano, no Brasil durante o Salão do Automóvel, tivemos a
apresentação da Tarok, uma picape compacta/média e monobloco para concorrer
diretamente com a Fiat Toro. Bom, independente do conceito, nenhuma ganhou sinal
verde para o desenvolvimento, inclusive a picape brasileira foi cogitada para
ganhar versão final a partir de 2025 com produção na planta da Argentina, ao
lado do Taos, porém nada vingou.
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Conceito VW Tarok [divulgação] |
Durante o Salão de
Chicago, o executivo Pablo Di Si, foi questionado pelo site Autoblog e informou
detalhes sobre uma picape em potencial, e antecipou que "não seria uma
combustão" e completou "Deixe-me definir,
eletrificado. Pode ser elétrico. Pode ser um plug-in. Não pode ser um motor de
combustão. Isso é certo." Conforme dito anteriormente, a empresa
tomará a decisão no segundo semestre e caso consigam aprovação para
desenvolvimento, a picape não estará dentro da submarca Scout, cujo o foco será
apenas em picapes e SUVs elétricos dedicados e, com forte apelo off-road do
qual serão lançados a partir de 2026. Portanto, vale ressaltar que o projeto
ainda está em estágio “embrionário” de desenvolvimento, afinal ainda não escolheram
a plataforma e muito menos o tamanho que a inédita picape terá, a única certeza
é que será destinada à insígnia VW.
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Conceito VW Tanoak [divulgação] |
Logo subentendemos que a picape ainda está
muito distante de seu lançamento e, caso tenha aprovação para produção, Pablo
Di Si informou que a ela utilizará uma das plataformas já existente dentro da Volks,
assim acendendo uma luz de atenção, afinal a marca alemã não conta atualmente
com uma arquitetura de chassi, pois a nova Amarok compartilha projeto com a
Ranger, levando a entender que possivelmente o modelo assuma carroceria monobloco,
como nos conceitos citados no início da matéria, ou que utilize a plataforma da
Amarok de primeira geração.
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Conceito VW Tanoak [divulgação] |
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