Na mira da Toyota! Montadora japonesa apresenta concorrente para Toro, Rampage, Maverick e Santa Cruz!
Antecipada há alguns meses, a picape não chegará apenas com intuito de brigar com Fiat Toro na América do Sul, mas sim lutar por um lugar ao sol no subgrupo formado no segmento de picapes intermediárias, que é o caso da Ram Rampage, Ford Maverick e Hyundai SantaCruz, que entregam design mais parrudo, com pegada robusta e acabamento sofisticado.
A montadora aproveitou o Japan Mobility
2023 para apresentar diversos conceitos, incluindo sua picape monobloco, que
deverá ganhar as ruas em 2027 e sob a nomenclatura Stout, mas a grande surpresa
ficou para o fato dela utilizar apenas propulsor elétrico! Vale ressaltar que o
modelo já está muito próximo ao que venha ser a picape de produção.
Desenvolvida a partir da mesma plataforma
da futura 13º geração do Corolla, o modelo tem seu porte muito bem definido, afinal,
a Toyota EPU ficará um degrau abaixo da Hilux, entregando 4,88m de comprimento,
1,83m de altura e 1,80m de largura, esbanjando um dos maiores entre-eixos de 3,35m,
superior aos 2,99m de Toro e Rampage, e até os 3,05m e 3,07m de Hyundai Santa
Cruz e Ford Maverick, respectivamente. Porém no comprimento, é uma das menores,
visto o curto balanço dianteiro e traseiro, algo que as concorrentes não
entregam.
No quesito propulsão, ainda não foram
anunciados nenhuma informação, mas certamente o modelo contará com dois motores
elétricos (um para cada eixo), para entregar tração nas quatro rodas (e fazer
valer o uso dos pneus off-road), além de que como na nova geração do sedan
Corolla, o conjunto de baterias deverá ser fornecidos pela chinesa BYD.
No quesito design, a picape entrega visual limpo e minimalista, com direito a faróis interligados através de uma barra em preto brilhante ostentando a Logo Toyota por extenso, capô alto e reto, que se alinha com a linha inferior das janelas. A linha de cintura alta e ascendente que nasce nos faróis e invadem a lateral que percorre todo o volume da cabine e se funde a janela da porta traseira.
Se no design exterior a marca não ousou muito
(e nada de novo sob o sol, quando falamos de Toyota), o interior fugiu
totalmente do que a marca tem apresentado recentemente, com a parte superior do
painel recuada (entregando bom espaço para objetos), com direito a console
central “diferentão” com amplos nichos, volante multifuncional com estilo
manche de avião/ Formula1, o que lembra os volantes dos Tesla, já o cockpit conta
com duas amplas telas digitais, destacadas do painel e divididas pelo curioso
nicho com comandos físicos de partida do motor, freio eletrônico de estacionamento,
função Auto Hold e câmbio.
E aí, curtiu o design do Toyota EPU
Concept?
Informações | Toyota
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