Stellantis confirmou a produção de modelos híbrido-flex e elétricos na planta de Goiana/PE.

 


Parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade por parte da Stellantis tendo visão de atingir emissão zero de carbono em suas operações até 2038, portanto o primeiro passo do grupo será na planta de Goiana/PE, responsável por produzir modelos sobre a plataforma Bio-Hybrid e puramente elétricos. Vale ressaltar que a plataforma Bio-Hybrid é compatível com eletrificação para motores flex ou puramente a etanol, indicando a possibilidade de a marca voltar a oferecer produtos com propulsores alimentados apenas com o combustível vegetal. O grupo não especificou qual sistema híbrido será produzido, sendo o híbrido-leve, híbrido convencional ou híbrido plug-in ou até mesmo os três modos, mas confirmou que os primeiros modelos híbridos já serão apresentados em 2024. Portanto, esperem por algum modelo como Fiat Toro, RAM Rampage ou os Jeep Renegade, Compass e Commander. Outra confirmação foi por parte na produção de modelos puramente elétricos, ainda sem data para serem apresentados ao mercado nacional.

 


Em comunicado, a Stellantis informou que a tecnologia Bio-Hybrid será implementada nos três polos automotivos do grupo no Brasil: Betim/MG, Porto Real/RJ e Goiana/PE.  Visando modelos híbridos mais acessíveis, a empresa planeja a expansão de sua rede de fornecedores de sistema na região de Goiana, com expectativa de aumentar dos atuais 38 fornecedores para 50 em curto prazo, e à medida que o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos vão se desenvolvendo durante os próximos anos, a quantidade de fornecedores chegue a 100 em Pernambuco.

 


Mas o grupo não está dando ponto sem nó, afinal, em comunicado enviado à imprensa, a Stellantis justificou o movimento dizendo: “A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina, e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como a aprovação da Reforma Tributária”. Vale lembrar que as montadoras esperam por incentivos fiscais por parte do governo, para tornarem os veículos híbridos e elétricos, cada vez mais acessíveis.



Informações: Stellantis

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