Stellantis confirmou a produção de modelos híbrido-flex e elétricos na planta de Goiana/PE.
Parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade
por parte da Stellantis tendo visão de atingir emissão zero de carbono em suas operações
até 2038, portanto o primeiro passo do grupo será na planta de Goiana/PE, responsável
por produzir modelos sobre a plataforma Bio-Hybrid e puramente elétricos. Vale
ressaltar que a plataforma Bio-Hybrid é compatível com eletrificação para motores
flex ou puramente a etanol, indicando a possibilidade de a marca voltar a
oferecer produtos com propulsores alimentados apenas com o combustível vegetal.
O grupo não especificou qual sistema híbrido será produzido, sendo o híbrido-leve,
híbrido convencional ou híbrido plug-in ou até mesmo os três modos, mas
confirmou que os primeiros modelos híbridos já serão apresentados em 2024.
Portanto, esperem por algum modelo como Fiat Toro, RAM Rampage ou os Jeep
Renegade, Compass e Commander. Outra confirmação foi por parte na produção de
modelos puramente elétricos, ainda sem data para serem apresentados ao mercado
nacional.
Em comunicado, a Stellantis informou que a tecnologia
Bio-Hybrid será implementada nos três polos automotivos do grupo no Brasil:
Betim/MG, Porto Real/RJ e Goiana/PE. Visando modelos híbridos mais acessíveis, a empresa
planeja a expansão de sua rede de fornecedores de sistema na região de Goiana, com
expectativa de aumentar dos atuais 38 fornecedores para 50 em curto prazo, e à
medida que o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos vão se
desenvolvendo durante os próximos anos, a quantidade de fornecedores chegue a
100 em Pernambuco.
Mas o grupo não está dando ponto sem nó, afinal, em comunicado
enviado à imprensa, a Stellantis justificou o movimento dizendo: “A liderança
regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina,
e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o
horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como
a aprovação da Reforma Tributária”. Vale lembrar que as montadoras
esperam por incentivos fiscais por parte do governo, para tornarem os veículos
híbridos e elétricos, cada vez mais acessíveis.
Informações: Stellantis
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