Agora é oficial: nova geração do Chevrolet Tracker será fabricada na Argentina

 

Chevrolet TRacker - Flagra Placa Verde

A General Motors confirmou oficialmente que a próxima geração do Chevrolet Tracker será produzida na Argentina. A notícia chega em meio à paralisação prolongada da fábrica de Alvear, na província de Santa Fé, que seguirá com o ritmo desacelerado até o fim de 2025. Ainda assim, a montadora já prepara o terreno para retomar as atividades com foco na nova fase do seu SUV compacto.

O anúncio foi feito pela própria GM Argentina por meio de um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (9), em resposta a uma consulta do site Motor1.com Argentina. Segundo a nota, a fábrica adotará uma suspensão temporária de uma semana por mês, entre julho e dezembro, como parte de um novo planejamento regional.

“Essa medida é baseada na dinâmica das exportações no atual cenário sul-americano e não afetará o fornecimento de veículos para o mercado argentino, nem os investimentos para fazer as atualizações necessárias na fábrica para fabricar a nova geração do Tracker”, diz o comunicado.

Chevrolet TRacker - Flagra Placa Verde


Tracker de cara nova ou nova geração?

Embora a GM fale em "nova geração", ainda não está claro se se trata de uma reestilização profunda — como a que também está sendo preparada para o mercado brasileiro — ou de um modelo completamente novo. Detalhes sobre prazos, valor do investimento e especificações técnicas ainda não foram divulgados.

De qualquer forma, a decisão é vista como um alívio para a planta de Alvear, que enfrenta um histórico de instabilidade desde a crise cambial e de importações no governo anterior argentino. A linha de montagem do Tracker, que operava em paralelo com a do Brasil, está parada desde maio e já vinha sofrendo com paralisações frequentes nos últimos anos.

Anos de turbulência

A crise que atingiu a produção automotiva argentina nos últimos anos teve como principal origem o bloqueio às importações e a escassez de dólares no país. A impossibilidade de pagar fornecedores estrangeiros levou à interrupção no envio de peças e, consequentemente, à paralisação de fábricas como a da GM. Esse cenário afetou praticamente todo o setor, com produção instável e incertezas sobre o futuro de diversos modelos produzidos no país.

Com o novo cenário econômico e as restrições amenizadas, a GM agora alega que as pausas se devem à menor demanda por exportações. O Tracker argentino é enviado para mercados como Colômbia e Brasil — e, aparentemente, a procura nesses países recuou, justificando o novo cronograma de produção reduzida.

Estratégia regional e “carros redundantes”

Outro fator importante na equação é o fim progressivo do modelo de produção de “carros redundantes” — veículos fabricados com as mesmas especificações em mais de um país, especialmente entre Argentina, Brasil e México. Esse modelo foi adotado como solução durante o período de restrições comerciais, mas já está sendo abandonado por outras marcas. A própria GM é a última a manter esse regime no país vizinho.

Volkswagen e Nissan, por exemplo, já encerraram a produção duplicada de modelos como o Taos e a Frontier em território argentino, buscando otimizar custos e logística. A expectativa é que a GM siga esse caminho, e a reformulação do Tracker pode ser o início dessa transição.

E o que vem por aí?

Enquanto a fábrica se prepara para a modernização, rumores indicam que a nova fase do Tracker pode trazer não apenas um visual atualizado, mas também melhorias mecânicas e tecnológicas. No Brasil, a reestilização incluirá mudanças na dianteira, interior com mais conectividade e, possivelmente, novas soluções em eficiência energética. Algo semelhante pode ser replicado na produção argentina.

Nos bastidores, a GM também estaria em conversas com a Hyundai para compartilhar instalações industriais na América do Sul, com foco no desenvolvimento de uma nova família de picapes. Essa movimentação mostra que a região segue sendo estratégica para grandes fabricantes, mesmo em meio aos desafios.

 

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