GWM inicia produção nacional com Haval H6, H9 e picape Poer
Marca estreia fábrica em Iracemápolis (SP) mirando SUVs a diesel e eletrificados, além de uma nova rival para a Hilux.
A espera acabou! A GWM confirmou que sua fábrica em Iracemápolis (SP) entra em operação no próximo dia 15. A unidade, que pertencia à Mercedes-Benz e foi adquirida pela gigante chinesa em 2021, agora passa a ser o berço nacional de três modelos: os SUVs Haval H6 e H9 e a picape média Poer P30.
A novidade marca a chegada da GWM em duas frentes de peso no mercado brasileiro: de um lado, os híbridos que vêm fazendo barulho por aqui; do outro, veículos turbodiesel – preferência nacional entre fãs de SUVs e picapes parrudos.
Diesel na jogada
O H9 e a Poer P30 chegam com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Nada de eletrificação aqui, ao contrário do que vínhamos vendo com a linha Haval. Essa decisão é estratégica: com motores a diesel, a GWM quer brigar de frente com Toyota Hilux e SW4 — os donos do campinho até agora.
![]() |
GWM- Divulgação |
Picape Poer: grandona e valente
Com mais de 5,4 metros de comprimento e 3,23 m de entre-eixos, a Poer é maior que a Hilux e traz tração 4x4, bloqueio de diferencial e capacidade de carga de 1.050 kg. Ou seja: vem forte pro jogo das médias, com proposta parruda e construção clássica sobre chassi de longarinas.
![]() |
GWM- Divulgação |
H9: um SUV grande de verdade
O Haval H9 também aposta no tamanho para chamar atenção. Ele é maior que o SW4 em todas as dimensões e acomoda até sete pessoas. Traz itens de ponta como painel digital, central multimídia de 15”, comando de voz com IA, faróis de LED inteligentes e pacote completo de assistência ao condutor (ADAS).
![]() |
GWM- Divulgação |
E o H6 nacional?
O queridinho da GWM continuará com o visual atual – ao menos por enquanto. A produção inclui todas as variantes vendidas hoje: HEV, PHEV e GT. A motorização segue com o 1.5 a gasolina combinado a diferentes conjuntos elétricos, com potências que vão de 243 cv (HEV) até 393 cv (GT PHEV). O novo motor flex só deve aparecer em 2026.
![]() |
GWM- Divulgação |
GWM no Brasil, agora de verdade
Com a operação nacional, a marca dá o passo que faltava para consolidar sua presença por aqui. E faz isso com portfólio diversificado: dos híbridos tecnológicos aos utilitários diesel raiz. Tudo isso, produzido em solo brasileiro.
Se a estratégia vai dar certo, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: a GWM chegou pra incomodar.
Comentários
Postar um comentário