Stellantis trabalha no Avenger nacional.
Segundo
apurações do site Auto+, a Jeep já está trabalhando na tropicalização do
SUV compacto Avenger brasileiro, a produção do modelo será levada para Betim/MG
junto com a nova geração do Renegade. A sinergia entre as marcas do grupo
Stellantis, começará de fato a dar os primeiros passos no Brasil, e os projetos
sairão do papel mais rápido do que era esperado, e prova disso é o projeto
Avanger brasileiro que segundo fontes do site, já começou o processo de
viabilização “O projeto de viabilização do Jeep Avenger no Brasil já começou e
novos detalhes devem ser fechados em breve”, e ressaltou, “sabe como a
Stellantis é, eles podem jogar todo o projeto fora de uma hora para a outra
como já fizeram.”
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Jeep Avanger [divulgação] |
E
ainda concluiu, “Mas o Avenger faz muito sentido para a estratégia futura do
grupo”. Essa última frase chama atenção pelo fato de que a nova geração do
Renegade será levada para a planta de Betim, cujo complexo receberá pesados
investimentos para ser adaptado para produção da plataforma STLA Small (atual
CMP), e com isso, o atual modelo cujo projeto utiliza a plataforma Small Wide
4x4, sairá da planta de Goiana/PE abrindo espaço para os produtos RAM Dakota,
Fiat Toro, Jeep Commander e Compass, e irá migrar sua produção para a fábrica
mineira. Vale ressaltar que ele será o primeiro produto Jeep a ser montado por
lá, onde atualmente só saem veículos Fiat e linha comercial RAM para
exportação.
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Jeep Avanger [divulgação] |
Portanto,
a partir da viabilização dos projetos, a base STLA Small será utilizada por
todos os produtos compactos de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, o que nos leva a
imaginar que as novas linhagens de Mobi, Argo, Pulse, Fastback, Cronos, Strada
e qualquer outro produto compacto do grupo, receba essa nova plataforma.
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Planta da Stellantis Betim/MG [divulgação] |
Com o
lançamento do Avanger no Brasil, o novo Renegade ficará maior (e poderá buscar inspirações no Recon) para abrir espaço
para o novato, em que assumirá o posto de veículo de entrada da marca, sempre
utilizando o propulsor T200 e possivelmente o T270 (poucas chances afinal
ficará quase que exclusivo ao novo Renegade), e com isso, ele transitará nas
versões topo de gama do Fiat Pulse e de acesso para o novo Renegade. A versão
eletrificada pode chegar logo em seguida, porém importado.
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Jeep Recon [divulgação] |
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