A Colômbia deverá ser o primeiro país da América do Sul a receber fábrica de veículos elétricos.

 


Segundo apurações do El Carro Colombiano, a GM negocia a construção de uma fábrica de veículos EVs com o governo colombiano, onde já traçaram plano de transição energética no país, com isso, a montadora deixará para trás mercados tradicionais como Brasil e Argentina.

Mas já é um começo, afinal, a GM anunciou investimentos bilionários nos principais mercados globais como Europa, China, Estados Unidos, Coréia e Índia, para produção de veículos 100% elétricos, e agora começamos a ter esperança de termos veículos EVs mais acessíveis na parte sul do continente. Segundo publicação, o presidente da General Motors International, Shilpan Amin, que estava acompanhado do presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, em que estiveram em um evento no país, e visitaram a linha de montagem do Chevrolet Joy. Foi quando Shilpan Amin, perguntou aos executivos como eles viam o atual governo colombiano, e eles responderam que viam uma administração comprometida com a transição energética, e Amin rebateu "tão comprometido a ponto de fazer da Colômbia o primeiro país da América Latina onde montaremos nossos veículos elétricos?" e obviamente respondido com: "Sim, senhor".


Planta de São Caetano do Sul [divulgação] 

A reportagem ainda afirma que de acordo com o braço local da montadora, já estão acontecendo conversas sobre a transição energética com o governo local e a ideia seria de transformar a Colômbia, em um país atrativo para angariar alto fluxo de investimentos na produção de veículos elétricos e também focar em exportações. No entanto, quando questionada, a General Motors afirmou que "estamos sempre vendo oportunidades para novos projetos e a viabilidade de montagem de veículos elétricos. No momento, estamos trabalhando com o governo para isso." 

Chevrolet Equinox EV [divulgação]

 Por lá, já existe uma política oficial de redução de emissões e incentivos aos veiculos elétricos, o projeto chamado de “Crescimiento Verde del Departamento Nacional de Planeación de Colombia”, tem objetivo de reduzir consideravelmente o consumo energético em 22%, emissões de CO² em 20% além de alcançar a frota de 600.000 veículos elétricos até 2030. Vale lembrar que o Brasil foi citado recentemente por Chamorro, onde garantiu que a GM produzirá veículos elétricos por aqui, porém, ainda não há expectativa para prazos. O executivo destacou que o país é rico em metais utilizados em produção de baterias, além de possuir considerável capacidade industrial, tecnológica e mão-de-obra qualificada, no entanto, a GM fala que falta um plano de transição energética para o país, com incentivos, metas e prazos que devem ser estipulados pelo governo, e isso dificulta o investimento pois não há previsibilidade no mercado e consequentemente atrasará o desenvolvimento tecnológico da indústria local. Vale lembrar que a transição energética não se resume às grandes economias globais como, Europa, China e Estados Unidos, mas mercados menores também tem se movimentado para a transição como Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia. Portanto, é de suma importância o governo traçar um plano para a transição energética no país, seja ele direto para elétricos ou prevendo investimentos também em biocombustíveis (já que somos grandes produtores de comodities).

Chevrolet Silverado EV [divulgação]

 

 

Fonte: El Carro Colombiano | InsedeEvs.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VW Nivus ganhará versão GTS em 2024!

Toyota está desenvolvendo 10 novas picapes, mas calma, a marca não está reinventando a roda.

Esquece CAOA, a Chery confirmou 3 marcas novas para o Brasil.