Chevrolet não quer fim da isenção para veículos elétricos importados.


 

Segundo site Automotive Business, durante evento de lançamento da Montana, executivo declarou que isenção do imposto é fundamental para a eletrificação no país.

Chevrolet Bolt EUV [divulgação]


De acordo com o site, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, durante a apresentação da Chevrolet Montana para os concessionários, fez questão de se posicionar contra a proposta que prevê o término dos benefícios fiscais para os próximos anos. E ainda disse que retirar a isenção de impostos para esse tipo de veículo, é fechar fronteiras para os carros elétricos no Brasil. Com isso, impediria o público brasileiro de ter acesso a essa tecnologia, indo contra os objetivos da GM de expandir seu catálogo de elétricos.

Chevrolet Blazer EV [divulgação]


Além de se posicionar, Chamorro defendeu o avanço direto para veículos elétricos, sem adotar motores híbridos flex no país, alegando que propulsores 100% movidos a eletricidade são totalmente livres de emissões de gases poluentes, enquanto híbridos poluem um pouco o meio ambiente (vale ressaltar que há controversas segundo alguns estudos, quando comparado o Híbrido flex ao Elétrico). 


Chevrolet Silverado EV [divulgação]


Vale lembrar que recentemente, iniciou-se uma discussão para propor o fim da isenção de impostos para veículos elétricos (atualmente a tarifa é zerada para 100% elétricos e de 4% para híbridos), porém a Anfavea vai propor ao governo federal, acréscimo gradual de ambas categorias, chegando aos 35% em cinco anos, além de cotas anuais de 2 a 3 mil veículos sem o novo tributo. A proposta ainda prevê bônus para um número extra de importados em função do volume de fabricação das empresas (algo semelhante aos regimes CKD e SKD).

Portanto, privilegiaria as empresas que não pretendem produzir veículos eletrificados ou 100% elétricos a curto e médio prazo, e não levaria em consideração as empresas que de fato pretendem atualizar nossas tecnologias como Audi, Nissan, Chevrolet, Renault, GWM e BYD em que planejam produzir veículos eletrificados e elétricos no mesmo espaço de tempo. 

Renault Megane E-Tech [divulgação]


 Portanto, com tal proposta, a Anfavea levaria o país na contramão de todos os outros que estão caminhando para utilização de veículos mais sustentáveis, que inclusive dão incentivos fiscais para quem optar por esses tipos de modelos eletrificados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil