O fim do Renault Captur?

 

Segundo o site NotíciasAutomotivas, o Renault Captur está indo embora do mercado automotivo silenciosamente. Ao consultar alguns revendedores, foram informados que há três meses não recebem unidade zero quilômetro da planta de São José dos Pinhais/PR, e como não há previsão de retorno, as unidades não possuem modelos novos e foram orientados a buscar exemplares em ouras lojas do grupo ou até mesmo por seminovos. 

Motor 1.3 TCe 170 cv - 27,5 kgfm [divulgação]

Aos clientes que chegam procurando o Captur, são direcionados e oferecidos modelos como Oroch e Duster, afinal, eles compartilham plataforma, acabamentos e propulsor, sendo o 1.3 TCe de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque associado ao câmbio automático CVT X-tronic. Vale lembrar que com o início da Guerra na Ucrânia em 2022, o declínio do modelo nacional foi inevitável, pois compartilhava peças e componentes com as variantes russas do Kaptur e com um similar produzido pela ZAZ; portanto, com o fim dos irmãos russos, os custos de produção do modelo nacional devem ter aumentado significativamente, assim antecipando sua saída do mercado (que já estava em estudo).

Renault Arkana [divulgação]

Outra possibilidade é o fato de a Renault ter mudado novamente sua estratégia mundial, e falando especialmente da américa do sul, optaram por investir mais em veículos com maior valor agregado (consequentemente foram cancelados os projetos da linha Sandero, Logan e Stepway de nova geração). Conforme na primeira estratégia, foi cotado a nova plataforma CMF-B para produtos produzidos na planta de São José dos Pinhais/PR, com isso a planta ganhou investimentos porém cancelaram os projetos baixo custo, e agora estão desenvolvendo um SUV compacto aos moldes do Fiat Pulse, outro objetivo e que vem ganhando forças nos últimos meses, é a nacionalização do europeu Arkana, servindo como substituto ideal para o Captur e concorrente direto para Fiat Fastback. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil