Tesla terá novo sistema para fabricação de veículos e Elon Musk confirma GigaMéxico na cidade de Monterrey.

 



Segundo o CEO da marca, a Gigafactory do México deve substituir o método de montagem de Henry Ford (utilizado por toda a indústria automotiva mundial desde 1922) por “Montagem Paralela e Serial”. 


Em comunicado durante o evento para investidores, o CEO da Tesla reconheceu que o principal desafio da marca é aumentar sua eficiência nas fábricas e atender à crescente demanda global por seus produtos, e pensando nisso ele aproveitou para anunciar sua nova plataforma modular, onde permitirá que os produtos sejam fabricados com maior rapidez e menor espaço. Chamando-a de método de “Montagem Paralela e Serial”. A ideia é eliminar o processo tradicional de Henry Ford desde 1922, em que faz da seguinte forma: estampagem das peças, montagem da carroceria, pintura e montagem final. 



Porém, o novo processo proposto por Musk terá a montagem do veículo em módulos paralelo, de forma que todas as peças fiquem juntas em um único ponto de encontro. Por exemplo, o assoalho do veículo será fixado à carroceria na última etapa do processo, já com os bancos dianteiros fixados ao módulo (igual na imagem). Vale ressaltar que ainda não foi informado em qual modelo este novo sistema de produção será adotado, porém a apresentação antecipou dois novos modelos da Tesla, onde mostram silhuetas de uma van e um hatchback menor que o Model 3.  



Ainda sem detalhar muito a planta da Gigafactory no México (como capacidade de produção ou quais modelos serão fabricados por lá), Musk apenas informou que será o primeiro lugar a utilizar este novo sistema de produção, e vale lembrar que faz parte do planejamento para a expansão global da marca, pois é um dos países com maior número de acordos de livre comercio com vários continentes (inclusive contando com 20 fábricas que produzem um total de 3,5 milhões de veículos por ano, sendo que 90% desse montante são destinados às exportações), e por isso que há grandes possibilidades de a marca desembarcar no Brasil de forma oficial e independente, afinal o somos um dos países com contrato de importação sem taxação alfandegária com o México. A nova Gigafactory do México custará cerca de US$ 1 bilhão para a Tesla.  



 

Fonte: CNN e Tesla


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VW Nivus ganhará versão GTS em 2024!

Jeep vai lançar o Commander Longitude no Brasil — nova versão deve enfrente CAOA Chery Tiggo 8.

Nova geração da Frontier deve ser apresentada em 2024.