Toyota está desenvolvendo 10 novas picapes, mas calma, a marca não está reinventando a roda.
Segundo apurações do site Motor1.com Argentina, a
Toyota está trabalhando em 10 novos produtos destinados a três segmentos, mas
estamos falando de um mercado global, onde nem sempre pode-se replicar os projetos.
Portanto, a marca nipônica está trabalhando duro na linha de picapes e SUVs
(afinal, é os segmentos que mais crescem no mundo todo).
Baseada na atual geração da Toyota Hilux o primeiro
projeto a ser revelado é a SRX Wide Track, uma picape baseada na Hilux GR-Sport
IV, porém abrirá mão da linha GR, mantendo as bitolas alargadas e produção na
Argentina. O modelo entregará as mesmas alterações vistas na GR-Sport IV, como
ajuste de suspensão esportivo e acessórios da Gazoo Racing.
2- Hilux GR-Sport V
Ainda sem imagens oficiais, a Toyota já iniciou o
desenvolvimento da quinta geração da picape média com pegada esportiva, e
segundo especulações da mídia, o modelo será a “Hilux mais potente de todos os
tempos”, possivelmente adotando o propulsor V6 e muita potência. Ainda não
foram divulgados dados de desempenho, mas a ideia é que o modelo compita
diretamente com a Ranger Raptor V6 que entrega 400 cv, por isso espere por
algum motor derivado do novo V6 da Land Cruiser 300, que é o 3.5l biturbo a
gasolina de 415 cv ou o 3.3l biturbo de 310 cv.
3- Toyota Hilux Híbrido-leve.
A própria imagem já diz tudo, a Toyota está testando
a atual geração da Hilux munida do sistema MHEV ou seja, o sistema “Mild Hybrid”
formado por um pequeno gerador auxiliado por uma bateria de 48V, será associado
ao atual propulsor 2.8 turbodiesel, servindo apenas de assistente ao propulsor
da picape, sendo ativado enquanto o start-stop desliga o motor para economia de
combustível. O que não ficou claro é se o modelo será produzido ainda nesta
geração ou na próxima.
4- Toyota BEV.
Também baseada na atual geração da picape média, a montadora
está trabalhando na versão 100% elétrica. Chamado de Revo BEV, ela foi
apresentada no Japão e sem muitos detalhes, pois a marca está testando em áreas
de mineração e portuárias na Austrália.
5- Toyota Hilux a Hidrogênio.
Com propulsão muito próximo ao Toyota Mirai, a
montadora está testando uma variante da atual geração da picape equipada por um
motor elétrico e alimentado por uma célula de hidrogênio (H2). Segundo a
montadora, a picape abastecida por hidrogênio entrega autonomia de 587 km com
apenas uma carga. O modelo deverá estar disponível para frotas de veículos de
empresa de mineração e petróleo a partir de 2024.
6- Toyota EPU
Conforme falamos recentemente, a montadora está
trabalhando no desenvolvimento do primeiro modelo monobloco de categoria intermediária.
A picape puramente elétrica entrega características próprias e bem diferente
das irmãs maiores, e com a mira altamente calibrada contra as consagradas Ford
Maverick e Hyundai Santa Cruz, sem esquecer da futura Fiat Toro eletrificada no
Brasil. O modelo ainda não definição de local e data para ser produzido.
7- Tacoma e Tundra Elétricas
É... nem as norte-americanas ficarão de fora da
eletrificação, isso porque a dupla recém lançada são produzidas sobre a
plataforma TNGA-F (a mesma que a Hilux de nova geração utilizará), ganharão propulsão
puramente elétrica em algum momento da atual geração (com intuito de competir
com modelos equivalentes da Ford, Chevrolet e RAM), mas a princípio elas devem
contar apenas com versões MildHybrid e Hybrid.
8- Toyota IMV0
Com apelo puramente voltado para trabalho, o IMV0
conta com soluções simples e capacidade para se adaptar a diferentes
necessidades. Desenvolvido a partir da atual plataforma da Hilux, o modelo poderá
compartilhar a atual linha de montagem inclusive a mesma mecânica (portanto tem
N possibilidades conforme informamos anteriormente). Inclusive, esse produto
pode ser produzido na planta de Zárate, na Argentina.
9- Toyota BN110
Por fim, mas não menos importante (pelo contrário, a
mais importante para o nosso mercado), está a nova geração da Hilux. Chamado de
projeto BN110 a nona geração da Hilux assumirá o posto da atual AN110, que está
no mercado desde 2015, com direito a nova plataforma TNGA-F, para entregar mais
tecnologias e porte além é claro com maior distância entre-eixos e motorizações
a gasolina, diesel, híbrida, elétrica e hidrogênio. De fato, uma ampla gama de
propulsores.
Com lançamento previsto para 2025, a picape será
produzida na planta de Zárete/Argentina, e como sempre, dividindo a linha de
produção com a nova geração do SW4, que também compartilhará a ampla gama de
propulsores e versões.
Informações | Motor1.com Argentina.
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