Fiat promete Novo Fastback até o final deste ano

 GigaPanda vem na sequência e sucessora da Strada só em 2027



A Fiat quer voltar a ser uma marca global — e o Grande Panda surge como símbolo desse resgate. No passado, a marca italiana partiu da família Uno para alcançar mercados como EUA e China, mas acabou se tornando uma bandeira localizada.



Já com o hatch Grande Panda recém apresentado, a Fiat agora prepara dois novos produtos baseados na mesma plataforma Smart Car. O primeiro da dupla a chegar será o Novo Fastback, prometido já para o final deste ano, porém com vendas a partir de 2026 e inicialmente na Europa. Aqui, ele deve chegar no último trimestre de 2027, e já tem projeto atendendo pelos nomes F2X (Fastback) e F2U (Pulse).

Em entrevista ao site Auto Express, Gaetano Thorel, chefe da Fiat Europa, afirmou que “dois novos carros estão chegando para completar o ressurgimento da Fiat”. Segundo ele, o Fastback terá duas missões principais:


Na Europa, substituir o Fiat Tipo, especialmente na carroceria sedã, muito popular na Turquia, que também é conhecido como Egea. No Brasil, será responsável por substituir o atual Fastback, embora o executivo não tenha especificado um prazo para isso acontecer.

Um ano após o lançamento do Novo Fastback, a Fiat apresentará na Europa seu novo SUV familiar, um crossover de estilo tradicional porém com o mesmo DNA visual do Grande Panda. Esse segundo modelo é conhecido internamente como GigaPanda e terá versões com cinco e sete lugares. Segundo o designer-chefe da marca, François Leboine, ele será maior que o Citroën C3 Aircross e o Opel Frontera.

Thorel destacou que a Fiat é uma marca voltada à mobilidade inteligente, por isso seus carros não devem ser grandes. O foco está em modelos com comprimento entre 2,5 metros (caso do Topolino) e 4,5 metros — ou um pouco mais, nas palavras do executivo.

Curiosamente, os conceitos derivados do Grande Panda parecem bem maiores do que o hatch, sugerindo que a Fiat aposta em amplo espaço interno e um porta-malas generoso para atrair famílias.

No final de 2026, o GigaPanda deve ocupar na Europa o espaço deixado pela perua derivada do Tipo. Ele também utilizará a plataforma Smart Car (CMP) e terá opções de motorização elétrica e híbrida, com motor 1.2 Turbo de origem PSA. Já no Brasil, a tendência é que os modelos usem propulsores GSE flex.


Por fim, a aguardada sucessora da Fiat Strada está programada para 2027 e tem passaporte carimbado para o Brasil, devendo ser comercializada também em alguns mercados europeus. Segundo Leboine, outros produtos serão lançados utilizando a mesma arquitetura de baixo custo e com alto nível de compartilhamento de peças e componentes.


E aí, curtiu?

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