Fiat promete Novo Fastback até o final deste ano
GigaPanda vem na sequência e sucessora da Strada só em 2027
A
Fiat quer voltar a ser uma marca global — e o Grande Panda surge como símbolo
desse resgate. No passado, a marca italiana partiu da família Uno para alcançar
mercados como EUA e China, mas acabou se tornando uma bandeira localizada.
Já com o hatch Grande Panda recém apresentado,
a Fiat agora prepara dois novos produtos baseados na mesma plataforma Smart Car.
O primeiro da dupla a chegar será o Novo Fastback, prometido
já para o final deste ano, porém com vendas a partir de 2026 e inicialmente na
Europa. Aqui, ele deve chegar no último trimestre de 2027, e já tem projeto
atendendo pelos nomes F2X (Fastback) e F2U (Pulse).
Em entrevista ao site Auto
Express, Gaetano Thorel, chefe da Fiat Europa, afirmou que “dois
novos carros estão chegando para completar o ressurgimento da Fiat”.
Segundo ele, o Fastback terá duas missões principais:
Na Europa, substituir o Fiat Tipo,
especialmente na carroceria sedã, muito popular na Turquia, que também é conhecido
como Egea.
No Brasil, será responsável por substituir o atual Fastback,
embora o executivo não tenha especificado um prazo para isso acontecer.
Um
ano após o lançamento do Novo Fastback, a Fiat apresentará na Europa seu novo SUV
familiar, um crossover de estilo tradicional porém com o mesmo
DNA visual do Grande Panda. Esse segundo modelo é conhecido internamente como GigaPanda
e terá versões com cinco e sete lugares.
Segundo o designer-chefe da marca, François Leboine, ele
será maior que o Citroën C3 Aircross e o Opel Frontera.
Thorel destacou que a Fiat é uma marca
voltada à mobilidade inteligente, por isso seus carros não devem ser grandes. O
foco está em modelos com comprimento entre 2,5 metros (caso do
Topolino) e 4,5 metros — ou um pouco mais,
nas palavras do executivo.
Curiosamente, os conceitos derivados do Grande Panda parecem bem maiores do que o hatch, sugerindo que a Fiat aposta em amplo espaço interno e um porta-malas generoso para atrair famílias.
No final de 2026, o GigaPanda
deve ocupar na Europa o espaço deixado pela perua derivada do Tipo. Ele também
utilizará a plataforma Smart Car (CMP) e terá
opções de motorização elétrica e híbrida, com motor 1.2 Turbo de origem
PSA. Já no Brasil, a tendência é que os modelos usem propulsores
GSE flex.
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