Stellantis anuncia investimento de R$ 13 bilhões em Goiana (PE) com foco em eletrificação e seis lançamentos até 2026
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A Stellantis,
grupo que reúne grandes marcas como Fiat,
Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, detalhou o novo ciclo de investimentos no Polo Automotivo de Goiana (PE). Serão R$ 13 bilhões aplicados entre 2025 e 2026,
com foco na eletrificação da linha de produtos, modernização da planta
e lançamento de seis novos veículos,
incluindo o primeiro híbrido produzido em Pernambuco.
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Híbrido nacional estreia em 2026
O
plano industrial prevê a estreia do primeiro modelo com tecnologia
híbrida leve (mild-hybrid) produzido em Goiana já em 2026. O
conjunto será o T270 Hybrid e-DCT,
formado por um motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros, um motor elétrico de
30 cv e 8 kgfm, transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas e
sistema elétrico de 48 volts com bateria de íons de
lítio de 0,9 kWh.
A
arquitetura permite partidas e manobras em modo totalmente elétrico e foi
projetada para trabalhar com etanol,
que a Stellantis considera um ativo estratégico para a transição energética no
Brasil.
Seis lançamentos previstos
Sem
revelar oficialmente todos os modelos, a Stellantis confirmou que o novo ciclo
de investimentos dará origem a seis lançamentos,
sendo:
·
Fiat Toro, Jeep
Renegade e Jeep Commander reestilizados, todos com sistema híbrido leve de 48V;
·
Um facelift de meio de ciclo da Ram Rampage;
·
A nova geração do Jeep Compass;
·
E a
estreia de um modelo inédito de uma nova marca
no portfólio da fábrica.
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Nova marca será produzida em Goiana
A
confirmação de que uma nova marca
será fabricada em Goiana movimentou os bastidores do setor. Embora a empresa
não tenha divulgado qual será a escolhida, há duas principais apostas: a Leapmotor, marca chinesa que estreia no
Brasil com SUVs elétricos, e a Peugeot,
com o novo 3008, que já utiliza a plataforma global STLA Medium na Europa.
Plataforma e hibridização do diesel
Apesar
de especulações sobre a adoção da STLA Medium,
a Stellantis informou que os próximos lançamentos seguirão utilizando a base Small Wide, já consolidada no mercado
nacional. No entanto, a arquitetura passará por ajustes para acomodar tecnologias de eletrificação.
Outra
frente em estudo é a eletrificação do
motor turbodiesel atualmente presente em modelos como Commander, Toro e Rampage. Segundo a
empresa, o objetivo é manter a robustez esperada de utilitários e picapes, mas
com eficiência aprimorada.
Declaração oficial
“Todos
os novos modelos sairão prontos para eletrificação. No Brasil, faz sentido
começar pelo mild-hybrid flex, aproveitando a vantagem competitiva do etanol”,
afirmou Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis
América do Sul, durante a coletiva de imprensa que marcou os 10 anos do Polo de
Goiana.
Relevância regional
Inaugurada
em 2015, a unidade de Goiana já é uma das mais modernas da Stellantis no mundo.
É responsável por modelos como Fiat Toro, Jeep
Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage. De acordo com
projeções da empresa, o complexo ultrapassará a marca de 2 milhões de veículos produzidos no início de 2026.
Emprega atualmente mais de 14.700 profissionais
e representa quase 50% do PIB do
município, conforme dados da Ceplan Consultoria.
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