Stellantis anuncia investimento de R$ 13 bilhões em Goiana (PE) com foco em eletrificação e seis lançamentos até 2026

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A Stellantis, grupo que reúne grandes marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, detalhou o novo ciclo de investimentos no Polo Automotivo de Goiana (PE). Serão R$ 13 bilhões aplicados entre 2025 e 2026, com foco na eletrificação da linha de produtos, modernização da planta e lançamento de seis novos veículos, incluindo o primeiro híbrido produzido em Pernambuco.

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Híbrido nacional estreia em 2026

O plano industrial prevê a estreia do primeiro modelo com tecnologia híbrida leve (mild-hybrid) produzido em Goiana já em 2026. O conjunto será o T270 Hybrid e-DCT, formado por um motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros, um motor elétrico de 30 cv e 8 kgfm, transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas e sistema elétrico de 48 volts com bateria de íons de lítio de 0,9 kWh.

A arquitetura permite partidas e manobras em modo totalmente elétrico e foi projetada para trabalhar com etanol, que a Stellantis considera um ativo estratégico para a transição energética no Brasil.

Seis lançamentos previstos

Sem revelar oficialmente todos os modelos, a Stellantis confirmou que o novo ciclo de investimentos dará origem a seis lançamentos, sendo:

·         Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Commander reestilizados, todos com sistema híbrido leve de 48V;

·         Um facelift de meio de ciclo da Ram Rampage;

·         A nova geração do Jeep Compass;

·         E a estreia de um modelo inédito de uma nova marca no portfólio da fábrica.

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Nova marca será produzida em Goiana

A confirmação de que uma nova marca será fabricada em Goiana movimentou os bastidores do setor. Embora a empresa não tenha divulgado qual será a escolhida, há duas principais apostas: a Leapmotor, marca chinesa que estreia no Brasil com SUVs elétricos, e a Peugeot, com o novo 3008, que já utiliza a plataforma global STLA Medium na Europa.

Plataforma e hibridização do diesel

Apesar de especulações sobre a adoção da STLA Medium, a Stellantis informou que os próximos lançamentos seguirão utilizando a base Small Wide, já consolidada no mercado nacional. No entanto, a arquitetura passará por ajustes para acomodar tecnologias de eletrificação.

Outra frente em estudo é a eletrificação do motor turbodiesel atualmente presente em modelos como Commander, Toro e Rampage. Segundo a empresa, o objetivo é manter a robustez esperada de utilitários e picapes, mas com eficiência aprimorada.

Declaração oficial

“Todos os novos modelos sairão prontos para eletrificação. No Brasil, faz sentido começar pelo mild-hybrid flex, aproveitando a vantagem competitiva do etanol”, afirmou Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis América do Sul, durante a coletiva de imprensa que marcou os 10 anos do Polo de Goiana.

Relevância regional

Inaugurada em 2015, a unidade de Goiana já é uma das mais modernas da Stellantis no mundo. É responsável por modelos como Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage. De acordo com projeções da empresa, o complexo ultrapassará a marca de 2 milhões de veículos produzidos no início de 2026. Emprega atualmente mais de 14.700 profissionais e representa quase 50% do PIB do município, conforme dados da Ceplan Consultoria.

 

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