Autolatina 2.0? Ford prepara retorno aos carros de passeio e pode contar com a Volkswagen
Executivo e bisneto de Henry Ford confirma novos modelos e admite possível ampliação da parceria com a VW, reacendendo lembranças da histórica união entre as marcas
![]() |
Ford Taurus |
A Ford está pronta para voltar aos carros de passeio — e, para isso, pode ter a Volkswagen como aliada. A revelação veio diretamente de William Clay Ford Jr., bisneto do fundador Henry Ford e presidente executivo da marca desde 2006. Em entrevista à Autocar, ele admitiu que a fabricante ficou com um portfólio limitado após encerrar modelos como Ka, Fiesta, Focus e Fusion, deixando apenas o Mustang como sobrevivente.
“Percebemos que não somos tão robustos quanto precisamos ser no lado dos carros de passeio. Já estamos trabalhando em nossa estratégia futura e acho que vocês ficarão agradavelmente surpresos”, afirmou Bill Ford.
Ainda não há confirmação de quais modelos virão ou se chegarão à América do Sul, mas rumores apontam até para um Mustang sedã de quatro portas, apelidado internamente de “Mach 4”. Na Europa, concessionários já teriam sido informados sobre novos lançamentos, que podem adotar motores a combustão — movimento que contraria a meta anterior de vender apenas elétricos no continente a partir de 2030, especialmente após as vendas fracas de Explorer e Capri elétricos.
![]() |
Ford Taurus |
Martin Sanders, chefe de vendas e marketing da VW e ex-líder da Ford Europa, afirmou que não descarta novas oportunidades para dividir tecnologia. Não está claro se isso significaria usar a plataforma elétrica MEB da Volkswagen ou a base a combustão MQB, mas o caminho está aberto.
A mudança também representa uma guinada no discurso do CEO Jim Farley, que no ano passado dizia estar “saindo do negócio de carros chatos” para focar apenas em veículos icônicos e comerciais. Agora, o cenário é outro: se os números fecharem no azul, os carros de passeio voltam ao jogo.
Comentários
Postar um comentário