Lecar promete carros para 2026, fábrica no ES, híbrido flex e até rival para Strada

Veja o Plano ambicioso de Flávio Figueiredo Assis

Lecar - 459 e Campo


A Lecar, nova marca brasileira de carros, promete chegar com os dois pés na porta: os primeiros veículos já devem ser entregues em agosto de 2026, com produção nacional e foco em eficiência. A fábrica será construída no Espírito Santo, com investimento estimado em R$ 860 milhões — e a licença para as obras deve sair nos próximos dias.

Durante coletiva com jornalistas, o empresário Flávio Figueiredo Assis, idealizador da marca, confirmou que os dois primeiros modelos já têm data e lugar para brilhar: serão apresentados oficialmente em novembro, no Salão do Automóvel.

Os protagonistas da vez são o SUV 459 e a picape Campo, ambos com visual arrojado e mecânica híbrida flex. A pré-venda já está rolando: o 459 está disponível por R$ 159.300 e pode ser reservado com sinal simbólico de 1% (R$ 1.593). Segundo a marca, mais de 4.500 interessados já garantiram sua vaga — inclusive clientes de fora do Brasil.

Mesmo sem a fábrica pronta, a Lecar já articula a rede de vendas e pós-venda: 300 estabelecimentos demonstraram interesse em vender os veículos, e há negociação com a Renault para que sua rede cuide da manutenção dos motores a combustão, fornecidos pela Horse, uma joint venture entre a Renault e a Geely.


Lecar 459


459: do elétrico ao híbrido

Inicialmente projetado como 100% elétrico, o SUV 459 agora será um híbrido flex em série — ou seja, o motor 1.0 turbo da Horse serve apenas para gerar energia, enquanto a tração é feita por um motor elétrico da WEG com 163 cv e 26,3 kgfm de torque. A promessa é ambiciosa: autonomia de até 1.000 km com só 30 litros de etanol, ou 33,3 km/l.

Com 4,35 m de comprimento e 530 litros de porta-malas, o 459 vem equipado com pacote ADAS, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego. No design, aposta em linhas que remetem à Tesla, com faróis integrados, maçanetas retráteis e lanternas unidas na traseira.

Lecar Campo


Campo: picape quer tirar o sono da Strada

A Campo, que deve bater de frente com a Fiat Strada, é uma picape compacta com a mesma motorização híbrida do SUV. São 4,50 metros de comprimento e caçamba com 900 litros de capacidade. As promessas se repetem: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, consumo de 33,3 km/l e foco no uso urbano com estilo robusto.

A Lecar também confirmou que seus carros poderão sair blindados de fábrica, graças a uma parceria com a empresa Lopes, que também será a primeira revendedora autorizada.

Resta saber se a marca vai conseguir cumprir todas as promessas. Mas uma coisa é certa: com projeto nacional, design moderno e eficiência no consumo, a Lecar chegou chamando atenção e promete esquentar o mercado automotivo brasileiro.

Lecar Tático

Lecar Tático

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil