Audi terá SUV parrudo e mira em segmento dominado por Classe G e Defender.

 


A empresa das quatro argolas nunca teve foco para SUVs Off-Road, mas esse pensamento aparentemente mudou e eles devem anunciar em breve um SUV parrudo bem aos moldes dos clássicos da  Mercedes-Benz e Land Rover. Segundo apurações da revista Autocar, a Audi planeja lançar o SUV 4x4 em meados de 2027, até lá o Classe G já será chamado de EQG puramente elétrico e o Land Rover Defender. Segundo Marc Lichte, chefe de design da Audi “Há espaço para um modelo assim. Tem potencial porque só existem dois concorrentes premium”. E de fato ele está certo, pois nesse segmento de luxo apenas Land Rover e Mercedes-Benz batem ponto, fora eles entram modelos menos premium como GWM Tank 300, Ford Bronco e Jeep Wrangler.

Mercedes-Benz EQG - Land Rover Defender [divulgação]

Mas levando em consideração que o modelo será elétrico, e o SUV 4x4 da Audi entregará uma pegada utilitário esportivo raiz, a montadora não apostará na plataforma PPE (Premium Plataform Eletric), desenvolvida em parceria com a Porsche e presente no conceito Activesphere e, muito menos a SSP (Scalable Systems Plataform) pois a utilização da arquitetura destinada a marcas do Grupo VW foi adiada até pelo menos 2028, seguindo utilizando a atual MEB. Portanto é provável vermos uma parceria entre a Audi e a recém ressuscitada Scout, cuja pegada da marca seja para SUV/Picapes parrudas e apelos Off-Road, utilizando construção tradicional de Chassi sob carroceria, porém totalmente eletrificados.  Portanto, servindo de base para o modelo mais refinado da Audi.


Teaser do novo produto da Scout [divulgação]

Vale ressaltar que curiosamente, a Audi já está trabalhando em parceria com a gigante canadense Magna, que está desenvolvendo baterias e eletrônicos para a Scout EVs — e o conselho do Grupo VW está bem inclinado a dar à Magna os direitos de construir veículos da Scout, com espaço para linha de produção com selo da Audi (a Magna “coincidentemente” constrói o Classe G na Áustria). O contrato entre Magna e Grupo VW, prevê produção de 100.000 veículos Scout e 50.000 Audi SUV 4x4 — número significativo indicando que planos da logo da argola, pretende lançar o produto em vários mercados fora dos EUA.

Visando seus futuros concorrentes EQG e Defender, o Audi 4x4 precisará combinar boa capacidade Off-Road, alinhado a boa oferta de tecnologia, acerto dinâmico e requinte interno. E para isso, o chassi que está sendo desenvolvido para a Scout fornecerá tudo que é necessário para o modelo 4x4 da Audi, como bons ângulos de ataque e saída, boa relação de distância ao solo (necessário para vencer terrenos íngremes e difíceis), alinhado a tração Quattro da Audi oferecendo tração necessárias para superficiais difíceis, e entregando boa capacidade para estrada.


Audi Activesphere [divulgação]

No quesito design, Lichte afirmou que o SUV robusto da linha Audi, não lembrará em nada as proporções de dois volumes dos seus rivais, “Não vai se parecer com um Classe G e não vai se parecer com um Defender, posso garantir. Será outra coisa” e completou quando questionado se havia algum projeto aprovado para um SUV tão específico “É muito cedo para falar sobre isso, mas temos ideias muito concretas. Ideias muito concretas.” Vale lembrar que recentemente foi apresentado o conceito Activesphere, um SUV dedicado com apelo off-Road esbanjando design e ousadia, mesclando um SUV com Picape.



Fontes: Autocar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VW Nivus ganhará versão GTS em 2024!

Jeep vai lançar o Commander Longitude no Brasil — nova versão deve enfrente CAOA Chery Tiggo 8.

Nova geração da Frontier deve ser apresentada em 2024.