Audi terá SUV parrudo e mira em segmento dominado por Classe G e Defender.
A
empresa das quatro argolas nunca teve foco para SUVs Off-Road, mas esse
pensamento aparentemente mudou e eles devem anunciar em breve um SUV parrudo
bem aos moldes dos clássicos da Mercedes-Benz
e Land Rover. Segundo apurações da revista Autocar, a Audi planeja lançar o SUV
4x4 em meados de 2027, até lá o Classe G já será chamado de EQG puramente elétrico
e o Land Rover Defender. Segundo Marc Lichte, chefe de design da Audi “Há espaço para um modelo
assim. Tem potencial porque só existem dois concorrentes premium”. E de
fato ele está certo, pois nesse segmento de luxo apenas Land Rover e
Mercedes-Benz batem ponto, fora eles entram modelos menos premium como GWM Tank
300, Ford Bronco e Jeep Wrangler.
Mercedes-Benz EQG - Land Rover Defender [divulgação] |
Mas levando em
consideração que o modelo será elétrico, e o SUV 4x4 da Audi entregará uma
pegada utilitário esportivo raiz, a montadora não apostará na plataforma PPE
(Premium Plataform Eletric), desenvolvida em parceria com a Porsche e presente
no conceito Activesphere e, muito menos a SSP (Scalable Systems Plataform) pois
a utilização da arquitetura destinada a marcas do Grupo VW foi adiada até pelo
menos 2028, seguindo utilizando a atual MEB. Portanto é provável vermos uma
parceria entre a Audi e a recém ressuscitada Scout, cuja pegada da marca seja
para SUV/Picapes parrudas e apelos Off-Road, utilizando construção tradicional
de Chassi sob carroceria, porém totalmente eletrificados. Portanto, servindo de base para o modelo mais
refinado da Audi.
Teaser do novo produto da Scout [divulgação] |
Vale ressaltar que
curiosamente, a Audi já está trabalhando em parceria com a gigante canadense
Magna, que está desenvolvendo baterias e eletrônicos para a Scout EVs — e o
conselho do Grupo VW está bem inclinado a dar à Magna os direitos de construir
veículos da Scout, com espaço para linha de produção com selo da Audi (a Magna “coincidentemente”
constrói o Classe G na Áustria). O contrato entre Magna e Grupo VW, prevê
produção de 100.000 veículos Scout e 50.000 Audi SUV 4x4 — número significativo
indicando que planos da logo da argola, pretende lançar o produto em vários
mercados fora dos EUA.
Visando seus futuros
concorrentes EQG e Defender, o Audi 4x4 precisará combinar boa capacidade Off-Road,
alinhado a boa oferta de tecnologia, acerto dinâmico e requinte interno. E para
isso, o chassi que está sendo desenvolvido para a Scout fornecerá tudo que é
necessário para o modelo 4x4 da Audi, como bons ângulos de ataque e saída, boa
relação de distância ao solo (necessário para vencer terrenos íngremes e difíceis),
alinhado a tração Quattro da Audi oferecendo tração necessárias para superficiais
difíceis, e entregando boa capacidade para estrada.
Audi Activesphere [divulgação] |
No quesito design, Lichte
afirmou que o SUV robusto da linha Audi, não lembrará em nada as proporções de
dois volumes dos seus rivais, “Não vai se parecer com um Classe G e não vai se parecer com
um Defender, posso garantir. Será outra coisa” e completou quando
questionado se havia algum projeto aprovado para um SUV tão específico “É muito
cedo para falar sobre isso, mas temos ideias muito concretas. Ideias muito
concretas.” Vale lembrar que recentemente foi apresentado o conceito
Activesphere, um SUV dedicado com apelo off-Road esbanjando design e ousadia,
mesclando um SUV com Picape.
Comentários
Postar um comentário