Stellantis adotará nova estratégia para a Fiat.
Em entrevista concedida ao site britânico AutoExpress, o CEO da Fiat, Olivier François, deu dicas importantes do futuro da montadora italiana, e antecipando inédita estratégia de unificação de seus produtos. Vale ressaltar que no segundo semestre do ano passado (2022), começaram a surgir os primeiros “burburinhos” sobre essa hipótese, onde passará a adotar portifólio global e deixando de lado o atual regionalismo da marca, que tanto diferencia os produtos europeus dos sul-americanos. Segundo François, “Não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa – e é lucrativa agora, mas nosso plano é que ela se torne cada vez mais – se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Nesse sentido, o catálogo brasileiro poderá a voltar a ter modelos europeus, assim como acontecia na década de 1990.
![]() |
| Projeção do Tipo [AutoExpress] |
E não
deve demorar a começar a surgir os primeiros produtos unificados, visto que segundo
o executivo da marca, o plano está traçado e já tem até dada para ser
implementado. “Começaremos em 2024, 2025 e 2026; este é o meu horizonte para
carros que estão congelados em design e assim por diante, e teremos uma única
linha. Pode ser elétrico em uma região e a combustão em outra, com apenas uma
pequena diferenciação, o que me permite fazer enorme volumes na mesma base”.
Como trouxemos recentemente, a intenção da Stellantis é unificar as plataformas dentro do grupo,
em que a Fiat passará a adotar a arquitetura modular CMP/e-CMP, para todos
os produtos compactos; com isso, todos os modelos sobre esse tipo de
plataforma, serão possíveis disponibilizá-los com opção de propulsão térmica, híbrida ou
elétrica (tornando o projeto maleável e adaptável a qualquer região de
construção). O maior exemplo fica para os recém apresentados Peugeot e-2008,
208 e e-208.
![]() |
| Fiat Tipo Cross [divulgação] |
O
primeiro produto a ser baseado nessa nova estratégia, pelo braço da Fiat, será a
nova geração do Tipo, que já está em processo de desenvolvimento. A nova linhagem será
transformada em SUV, e terá fortes inspirações em nosso Pulse, segundo Oliver “Será
tipo um SUV, mas de um jeito inovador”, (será que a inspiração realmente
é no Pulse ou no Fastback?). Segundo apurações recentes do site Autos Segredos,
tudo indica que a Fiat compartilhará o projeto da nova geração do Argo com a do
Punto europeu (ambos serão convertidos em SUVs compactos na próxima geração).
Já o site Auto+, revelou que a planta de Betim/MG deve receber um importante aporte
financeiro para adaptá-la a nova plataforma STLA Small (CMP/e-CMP), de onde
serão produzidas as novas gerações de Jeep Avanger e Renegade, além das demais
linhas de compactos da Fiat — portanto não estranhem se no futuro próximo,
tenhamos a nova geração do Panda, substituindo o Mobi por aqui.
| Conceito Centoventi [divulgação] |



Comentários
Postar um comentário