Grupo Aliança confirma produção de 4 picapes na Argentina.

 


O grupo Aliança, formado por Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou hoje os novos planos para a indústria automotiva mundial, mas o que chama atenção são as novidades destinadas a América Latina e que consequentemente desembarcará em breve no Brasil. Trata-se de quatro novas picapes, totalmente distintas e sendo destinadas às insígnias Nissan e Renault, cuja produção será feita na planta de Santa Isabel/ Córdoba- Argentina. 

Uma das mais conhecidas é a Frontier que conforme anunciamos recentemente, está sendo desenvolvida em parceria com a Mitsubishi da Austrália e que deverá dar origem a uma versão francesa Renault. A picape de uma tonelada será apresentada entre o fim deste ano.


Renault Oroch 2023 [divulgação]

"Uma nova picape de meia tonelada, desenvolvida pela Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina. A colaboração bem-sucedida de picapes de 1 tonelada entre Nissan Frontier e Renault Alaskan pode continuar. O Grupo Renault poderá produzir estas picapes em Córdoba (Argentina) para a Renault e Nissan".

O anúncio acina, chama atenção, pois segundo comunicado trata-se de uma “picape meia tonelada”, o que nos leva a crer que será uma picape compacta. Indo de encontro ao que  Ignacio De Mediguren, ministro da produção na Argentina, afirmando recentemente, que a Renault estaria preparando-se para produzir a nova geração da Oroch no país. Vale lembrar que os executivos do grupo optaram por não falar muito sobre as novidades na América Latina, no entanto conforme vem sendo apurado, a nova geração da picape deverá chegar já em 2025, utilizando a mesma plataforma B0 do Duster G2, assumindo os mesmos reforços estruturais, no entanto terá design totalmente diferente do SUV (assim como a Chevrolet fez entre a Montana e o Tracker). Mas vale indagar que não faria tanto sentido insistirem em uma plataforma “antiga” sendo que o grupo fará adaptações em suas plantas latinas para produzirem as plataformas de origem CMF (seja ela A, B ou C/D). 

Renault Alaskan [divulgação]

Renault produzirá no México?

Ao anunciar os projetos focados na América do Sul, também foi confirmado a produção de “um novo modelo no México” sob a insígnia Renault, com isso, poderá ser o primeiro modelo fabricado em 20 anos sob a marca francesa por lá. Não há detalhes de qual produto seja e muito menos em qual segmento será posicionado. E por fim, o grupo informou que tanto Nissan quanto Renault “comercializarão dois veículos elétricos comuns no segmento A, ambos baseados na plataforma CMF-AEV”. Vale ressaltar que atualmente temos um produto sobre essa plataforma, trata-se do novo Kwide E-Tech, o que nos leva a crer que logo, logo teremos uma variante Nissan no portfólio. 

Projeção do Projeto HJF [Kolesa]


Chama atenção o fato de o grupo Aliança não comentar nada sobre a possibilidade de compartilhamento de produtos entre Renault e Nissan dentro do Brasil, afinal a insígnia francesa está a pleno vapor no desenvolvimento de um novo SUV compacto sobre a plataforma CMF-B e utilizando o novo propulsor 1.0 Turbo, da mesma família do 1.3 TCe, enquanto a Nissan segue em silêncio sobre qualquer futuro modelo deles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil