Toyota apresentará o SUV do Yaris no segundo semestre deste ano.

 

Modelo fará estreia na Tailândia e será futuramente produzido e lançado por aqui, tendo grandes chances de ser equipado com o sistema híbrido já presente na linha Corolla.


Oriundo do projeto D03B, será um SUV destinado a mercados emergentes cuja apresentação está cotada para acontecer entre o 3º e 4º trimestre deste ano, e será produzido no Brasil. O modelo da Toyota gera grandes expectativas na mídia, pois é uma das poucas marcas que não tem um representante no segmento de SUV compactos, e será derivado diretamente da nova geração do Yaris Ativ, que também será produzido por aqui, porém ainda é incerto sua variante hatch.


 

Ambos desenvolvidos sobre a arquitetura DNGA (prima baixo custo da TNGA), já nascerão compatíveis com algum grau de eletrificação, seja ele híbrido leve ou convencional, e de acordo com o site Headlightmag.com o SUV compacto já nascerá com uma versão híbrida chamada de “e-Smart”, sendo composta pelo motor 1.5 aspirado onde terá o mesmo princípio do sistema e-Power da Nissan, utilizando o motor apenas como gerador de energia para o elétrico. Vale lembrar que a tecnologia já é utilizada pela Daihatsu no Rocky e no Toyota Raize, ambos vendidos na Ásia. Mas por se tratar de um veículo com foco em mercados emergentes, ele não contará apenas com motorização híbrida, e a mídia local aponta a possibilidade de ser equipado com o propulsor 1.5 aspirado e associado ao câmbio CVT, e caso seja o mesmo do Yaris de lá, entregará 106 cv de potência e 14 kgfm de torque.

Toyota Yaris Ativ [divulgação]

No Brasil deve demorar um pouco mais, levando em consideração que ainda não foram anunciados nenhum investimento para a planta que produzirá o projeto D90B, e o fato de ainda estar em fase de cotação de peças, a sua estreia é prevista apenas para o fim de 2024 ou início de 2025.

Plataforma DNGA [divulgação]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil