GAC Motor estreia no Brasil apostando em linha eletrificada e preços a partir de R$ 169.990

Divulgação GAC

De olho no crescimento das montadoras chinesas no Brasil, a GAC Motor anunciou oficialmente sua chegada ao mercado nacional. Com sede em Guangzhou, a fabricante chinesa fundada em 2008 passa a operar por aqui apostando em uma linha composta por cinco modelos eletrificados — quatro SUVs e um sedã — e preços que partem de R$ 169.990.

O movimento reforça a presença da China no setor automotivo brasileiro e coloca a GAC como mais uma concorrente direta da BYD e da GWM. Durante o evento de apresentação da marca, realizado em São Paulo, executivos como Alex Zhou, CEO da GAC no Brasil, e Fred Feng Xingya, chairman do Grupo GAC, destacaram o potencial estratégico do país na expansão global da marca. Zhou também afirmou que a empresa pretende contribuir com o desenvolvimento econômico local e estabelecer os brasileiros como parceiros de longo prazo.

Divulgação GAC


O portfólio inicial conta com os modelos GS4 Hybrid (SUV médio híbrido), Aion ES (sedã elétrico), Hyptec HT (SUV elétrico premium), Aion V (SUV médio elétrico) e Aion Y Plus (SUV médio elétrico). A operação da marca já começa com um centro de distribuição de peças localizado em Cajamar (SP) e planos ambiciosos de expansão: a GAC terá 33 concessionárias e 50 pontos de vendas em shoppings nas próximas semanas. A expectativa é atingir 120 lojas até o fim do ano e alcançar 200 pontos de venda em todo o Brasil até 2027. A meta de vendas é ousada: oito mil unidades até dezembro de 2025.

Aion ES
O carro de entrada da GAC Motor no Brasil é o Aion ES, um sedã 100% elétrico com 4,81 metros de comprimento, 2,75 metros de entre-eixos e porta-malas de 453 litros. Equipado com motor de 136 cv e torque de 22,9 kgfm, ele conta com bateria de 55,2 kWh e autonomia de 314 km, segundo o padrão do Inmetro. A recarga rápida de 30% a 80% leva apenas 37 minutos em tomadas de 75 kW. O modelo se destaca pelo bom espaço interno e por trazer de série itens como central multimídia de 8", quatro airbags e acabamento mais sóbrio.

Entre os SUVs, o Aion Y Plus é o modelo mais acessível, com preços entre R$ 174.990 e R$ 184.990. Totalmente elétrico, o utilitário entrega 204 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia de 318 km. Seu destaque é o bom espaço interno: são 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 metros e porta-malas com capacidade que varia de 361 até 1.650 litros. Ele também vem bem equipado, com painel digital de 10,25", assistente de faixa e piloto automático adaptativo.

O GS4 é o único híbrido do grupo e aposta num conjunto com motor 2.0 aspirado de ciclo Atkinson (140 cv) combinado a um motor elétrico de 182 cv, resultando em potência total de 235 cv. A bateria tem 2,1 kWh e a autonomia combinada chega a 705 km. Com preços que variam entre R$ 189.990 e R$ 199.990, o SUV concorre diretamente com modelos como o GWM Haval H6 HEV e o Toyota Corolla Cross HEV. Seu bagageiro também impressiona: 638 litros, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos rebatidos.

Divulgação GAC


O Aion V é mais um SUV médio 100% elétrico da marca. Ele mede 4,60 metros de comprimento, tem 2,77 metros de entre-eixos e 427 litros de capacidade no porta-malas. Traz motor de 204 cv e torque de 24,4 kgfm, com velocidade máxima limitada a 160 km/h. A bateria de 75,3 kWh oferece autonomia de 389 km. Com preço de R$ 214.990, ele inclui banco traseiro reclinável, alerta de tráfego cruzado, central multimídia e sistema de som com nove alto-falantes.

Divulgação GAC
No topo da linha está o Hyptec HT, SUV elétrico de grande porte que será oferecido em duas versões: Elite e Ultra. O modelo mais completo chama atenção pelas portas traseiras do tipo "asa de gaivota", com acionamento elétrico, sensores de proximidade e antiesmagamento. Com 4,93 metros de comprimento e entre-eixos de 2,93 metros, o modelo entrega 245 cv de potência, 31,5 kgfm de torque e 362 km de autonomia com bateria de 72,7 kWh. Traz ainda painel de 14,6", teto solar panorâmico, visão 360°, 22 alto-falantes e assistentes avançados de condução. Os preços variam entre R$ 299.990 e R$ 349.990.

Para quem fechar negócio até 30 de junho, a GAC oferece condições especiais: carregador portátil nos modelos elétricos, três anos de manutenção gratuita (ou 100 mil km), dois anos de assistência 24h e internet grátis por dois anos nos SUVs Aion V e Hyptec HT. Todos os carros elétricos terão garantia de oito anos ou 160 mil km, enquanto os híbridos contam com cinco anos ou 150 mil km de cobertura.

Divulgação GAC

A chegada da GAC Motor promete movimentar ainda mais o mercado nacional, apostando em design, tecnologia e autonomia para conquistar seu espaço em um dos mercados mais competitivos do mundo.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil