Foton confirma chegada da picape média Tunland ao Brasil

Tunland - Divulgação



Modelos V7 e V9 chegam em junho com propostas distintas para trabalho e uso urbano

Depois de diversos flagrantes circulando pelas estradas brasileiras — muitos deles a bordo de caminhões-guincho — a Foton finalmente confirmou: a aguardada linha de picapes Tunland chega ao mercado nacional ainda em junho. A marca chinesa desembarca com duas versões do modelo: V7, voltada para o trabalho pesado, e V9, pensada para quem busca conforto e um uso mais urbano.

As duas picapes são de porte médio e prometem disputar espaço com gigantes já consolidados no Brasil, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Mas a Foton aposta em uma estratégia ousada: preços até 20% mais baixos que os das concorrentes diretas e uma garantia de até 10 anos, o que deve atrair consumidores em busca de custo-benefício e confiança a longo prazo.

Tunland - Divulgação


Uma para o trabalho, outra para o dia a dia

A Tunland V7 é a versão mais robusta da linha, pensada para usos mais severos. Com feixe de molas na suspensão traseira e visual inspirado claramente na Ford F-150, a picape não esconde sua inspiração americana. A própria Foton destaca em seu site que o design foi “baseado na filosofia das picapes grandes dos Estados Unidos”, buscando transmitir força, estabilidade e presença nas ruas.

Já a Tunland V9 aposta em um público diferente. Mais voltada para a cidade, ela traz uma suspensão traseira independente tipo McPherson, que favorece o conforto de rodagem. O design também chama atenção, com uma dianteira que lembra os modelos RAM 1500 e 2500. Como diferencial, a V9 conta com teto solar panorâmico, recurso ausente na versão V7.

Medidas generosas e conjunto mecânico híbrido-leve

As duas versões compartilham a mesma base mecânica: um motor 2.0 turbodiesel associado a um sistema híbrido-leve de 48V, fornecido pela Valeo. O conjunto entrega 175 cavalos de potência e torque de 45,9 kgfm, com direito a sistema start-stop. A tração é 4x4 e a transmissão automática ZF de oito marchas é a mesma usada por marcas premium no mercado global.

Ambas trazem ainda controle de descida e bloqueio de diferencial traseiro, reforçando o perfil versátil do modelo, pronto para encarar tanto o trabalho no campo quanto o uso cotidiano.

Nas dimensões, a V7 mede 5,61 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,91 metro de altura, com entre-eixos de 3,35 metros. Já a V9 é um pouco mais larga (2,09 metros) e alta (1,95 metro), mantendo o mesmo entre-eixos. A capacidade de carga chega a 1.000 kg.

Tunland - Divulgação


Mais tecnologia a bordo

A Foton também aposta em tecnologia como argumento de venda. A versão V9 contará com pacote de assistência à condução do tipo ADAS, ampliando a segurança e o conforto ao dirigir — item ainda raro entre picapes médias vendidas por aqui.

Ainda não há uma data exata para o início das vendas, mas a expectativa é que os detalhes finais, como preços e versões completas, sejam anunciados nas próximas semanas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil