GM e Hyundai se unem para eletrificar quase todo o portfólio até 2030

 Parceria vai gerar SUVs, picapes e hatches com diferentes níveis de eletrificação para mercados da América do Sul


Hyundai Santa Cruz

A General Motors quer que até 2030 praticamente todo o seu portfólio tenha algum nível de eletrificação, e contará com a Hyundai para acelerar esse plano. As duas montadoras anunciaram uma parceria que prevê o desenvolvimento conjunto de uma nova família de veículos sobre a mesma plataforma, incluindo um SUV, um carro de passeio, uma picape compacta e uma picape média. Cada marca terá design e acabamento próprios, porém com a base mecânica compartilhada.

Para a GM, a aliança é estratégica, após apostar por anos em um futuro 100% elétrico, a empresa decidiu incluir híbridos leves (MHEV), híbridos convencionais (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) no mix, acompanhando a demanda de consumidores e a concorrência. Segundo Fabio Rua, CEO da GM América do Sul, a sinergia com a Hyundai vai permitir não só dividir custos de desenvolvimento, mas também unificar compras de componentes.

Chevrolet Tracker



A decisão também responde à pressão das montadoras chinesas, que chegaram com força oferecendo opções eletrificadas a preços competitivos. Com a nova parceria, tanto GM quanto Hyundai terão modelos prontos para brigar nesse segmento, desde compactos até utilitários maiores.

O CEO estima que, até o fim da década, entre 90% e 95% da linha Chevrolet na América do Sul terá opções eletrificadas e, com o avanço das tecnologias, será possível que o índice chegue a 100%. A Hyundai, por sua vez, deve seguir o mesmo caminho, aplicando as soluções conjuntas na próxima geração do HB20 e em outros modelos da família.

O que está claro é que a corrida pela eletrificação na América do Sul ganhou um novo competidor de peso, bom, na verdade, dois, agora correndo lado a lado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Carnival 2025 – Modelo estreia nova identidade visual e deve voltar ao Brasil em breve.

Stellantis abre três campanhas de recall para Fiat, Citroën e Peugeot; agendamentos começam em 26 de maio

Renault Boreal já tem data confirmada para estreia no Brasil